Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

acimadetudoviver

acimadetudoviver

Almeida, essa bela localidade!

30.05.14, acimadetudoviver

Eis que se aproxima mais um fim-de-semana e desta feita rumamos ao Norte, mais exactamente a Almeida o homem lá de casa tem raízes nesta terra típica de Portugal e aí vamos nós ver como param as modas por lá.

A minha família é toda do Sul, Alentejo e Algarve, por isso é sempre bom aproveitar para conhecer outros sítios igualmente bonitos no nosso país, eu particularmenre conheço mal o Norte e quando tenho oportunidade gosto de explorar lugares novos.

Conheci Almeida o Verão passado, é uma vila da Beira Interior fica próximo de Vilar Formoso e por isso é uma daquelas vilas que faz parte da Raia, como é conhecida as zonas que fazem fronteira com Espanha, tem uma componente histórica muito grande, as Invasões Francesas no séc. XIX deram-se em Almeida e curiosamente no final de Agosto costuma haver recriação histórica deste acontecimento, tem um mercado típico em que as pessoas que participam se vestem a rigor como na época.

O ano passado também eu fiz parte desse mercado e dessa festa e foi bastante interessante, conhece-se pessoas novas e também acabamos por fazer um pouco parte da história de oiutro século.

Depois disso voltei lá mais 2 vezes como é muito quente no Verão e muito frio no Inverno, tem casas típicas de pedra como são quase todas por aquelas bandas, as famosas aldeias de xisto e as aldeias inseridas dentro de castelos, também abundam por lá.

Aliás quem tiverem oportunidade de ver uma imagem aérea de Almeida vai ter uma visão de uma Estrela, que são as muralhas do catelo destruídas nas Invasões e por isso se chama a Almeida a Estrela do Interior.

É uma viagem longa, são 3 horas até lá chegarmos mas vale a pena pela paisagem e sabe bem sair da nossa rotina e descomprir um pouco, passear e levar os miúdos a fazer coisas diferentes para variar um pouco.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.